26 de ago. de 2009

Blog do Estúdio Híbrido I no Ar!!!

26 de ago. de 2009

A partir de hoje, nós, os alunos do 6º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNA, por determinação do nosso querido professor Daniel Freitas, postaremos aqui no Blog do Estúdio Híbrido I tudo o que estiver relacionado à essa disciplina, que é cursada também pelos alunos do 7º período. Os responsáveis pelas postagens e textos do blog são Eric, Kassiany, Naiara e Satiro.
.
O Elenco de Alunos:

6º período: Antônio Carlos (Tonin), Assis, Claudirene, Douglas (Brazuca), Eric, João Paulo, Josean, Kassiany, Naiara, Patrícia, Paula, Raíssa, Rubens, Satiro e Teresa.

7º período: André, Andreza, Ângela, Daniela, Karina, Lorena, Roberta, Rodrigo, Rosimara, Rui e Tatiane.
.
O Elenco de Professores:

Daniel Freitas e Junia Ferrari são os orientadores do Estúdio Híbrido I, sendo que o professor Daniel orienta a turma do 6º período e a professora Junia orienta a turma do 7º período separadamente, mesmo realizando aulas, apresentações e avaliações com as turmas em conjunto.

Estúdio Híbrido I tem suporte de outras disciplinas ministradas por Alexandre Brasil (Técnicas Construtivas Aplicadas), Daniela Abritta Cota (Infraestrutura Urbana - somente para o 6º período), Eneida Ricardo (Topografia Aplicada - somente para o 7º período), Isabela Vecci (Materiais na Arquitetura Aplicados), Mateus Souza (Sistemas Estruturais Aplicados) e Tatiana Alves (Agência de Fomento).
.
O Estúdio e a ADE Trevo:

Inserida na Regional Pampulha do município de Belo Horizonte, a ADE Trevo (Área de Diretrizes Especiais Trevo) é novamente a área objeto de estudo neste semestre. A área compreende parte dos bairros Braúnas, Céu Azul, Enseada das Garças, Nova Pampulha e Trevo; e faz divisa com os municípios de Contagem e de Ribeirão das Neves. Levando em consideração as características da ADE Trevo diagnosticadas em um elaborado trabalho realizado pela turma na disciplina de Estúdio do semestre passado (Estúdio VI - Região), nossa missão agora é projetar edificações e/ou intervenções que beneficiem o espaço urbano e que tenham um bom diálogo entre si, visando a melhoria da qualidade de vida urbana e fazendo valer a ideia do Estúdio Híbrido I, que é a disciplina de Estúdio do semestre. Híbrido porque relaciona a arquitetura com o urbanismo de forma com que um faça parte do outro de maneira consistente, dependentes assim como na realidade.
.
Fig. 1: Localização da ADE Trevo.
Fonte: PBH / Editado por Kassiany Souza.
.
Fig. 2: Localização da ADE Trevo.
Fonte: Google Earth / Editado por Eric Moniz.

Entre as principais características da área podemos destacar a predominância do uso residencial unifamiliar em lotes geralmente grandes (1000m²); a presença de muitos lotes vagos e de muitas áreas verdes de preservação; a ausência quase total de comércio, serviços, espaços públicos de lazer e mobiliários urbanos; a diversidade social, principalmente entre as extremidades leste e oeste (alta renda na extremidade próxima à Lagoa da Pampulha e ao Complexo Arquitetônico de sua orla e baixa renda na extremidade próxima à divisa com os municípios adjacentes, contando inclusive com um acampamento do MST); altos riscos geológicos, ambientais e paisagísticos; e, finalmente, a proximidade com o potencial turístico da Pampulha.

1 comentários:

Anônimo

ADE Trevo de novo! Que vida dura... estudar arquitetura... que vida dura! que vida dura!!!

Postar um comentário

 
Blog do Estúdio Híbrido I - Arquitetura e Urbanismo / UNA ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates